Alimentação

Presentes da Vida

duvidas alimentares

Diz-se que a idade é como o vinho do porto, quanto mais velho, melhor. E em muitos aspectos, concordo. Mas também é verdade que com a idade também vão aparecendo as mazelas.

Ora, quem me ouve deve achar que estou a caminho dos 60 anos 🙂 ehehe. Não, mas são quase 35. Mas isto tudo para quê? Para vos falar do último presente que a vida me deu: a intolerância à lactose.
Quando alterei a minha alimentação e emagreci quase 30 kg (há 5 anos), uma das alterações foi a substituição do leite e iogurtes de vaca por leites não lácteos e/ou vegetais. Como fiz muitas alterações no modo de vida, não me apercebi desta situação em particular.
Entretanto mudei-me para Luanda, nada mais que a cidade mais cara do mundo e deparo-me com 1 lt de leite vegetal (soja, arroz, amêndoa, aveia…) a custar quase 4 euros…. achei um abuso e voltei ao leite de vaca. Passado uns meses começo a tomar atenção ao meu corpo e noto o seguinte: mal estar, barriga super inchada, vontade de vomitar, mau hálito. Não era normal. Fui fazendo testes e em cada semana, abolia algo da minha alimentação. Até que chegou a vez do leite. Eu que adoro leite, café com leite, iogurtes e afins, nem me passava pela cabeça que pudesse ser disso. Mas era. Na semana em que não bebi leite, senti-me muito melhor e todos os sintomas desapareceram. Sério??!! Eu com intolerância à lactose? Não pode, logo eu que adoro leite. Pois, mas era mesmo isso. Como estava em Luanda, não cheguei a fazer o teste e a verdade é que também desde que cheguei a Portugal, também não o fui fazer. Para mim é obvio, porque o meu corpo dá logo o sinal. Fiz algumas pesquisas na internet que também o confirmaram.
A verdade é que eu me sentia tão mal sempre que bebia leite que agora tenho medo de o voltar a beber.
Felizmente voltei a Portugal, onde o preço dos produtos é aceitável e voltei ao leites vegetais, ao leite e iogurtes sem lactose, iogurtes de soja e afins.
Se me sinto muito melhor? Sem dúvida.
Para nao tornar este post infinito, vou dividi-lo em três: num próximo abordarei especificamente a intolerância à lactose e termino com as alternativas que existem no mercado, e que eu conheço, porque em 3 anos a viver fora de Portugal há muitos produtos que não conheço.
Não sou médica nem nutricionista, apenas falo da minha experiência e do que aprendi com ela.
One thought on “Presentes da Vida

Deixe uma Resposta

